sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro


Ontem, dia 23 de Abril, comemorou-se o Dia Mundial do Livro.
Todos os anos a mina escola comemora este dia. No ano passado fomos visitar uma livraria e adquirir alguns livros para a nossa biblioteca da sala de aula. Este ano foi diferente!
Como se costuma dizer "Se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé".
Nós não fomos à feira do livro, mas foi a feira do livro que veio até nós.
Foi uma experiência inesquecível.
Alexandra Mendes - 4º ano

terça-feira, 21 de abril de 2009

As caricaturas dos finalistas do 4º ano









































































































































A história do dragão sem fogo




Era uma vez um dragão azul-das-caraíbas que, certo dia, estava a voar sobre o oceano, ficou tão cansado que adormeceu…e caiu na água.

A colisão com a água fez, felizmente, que ele acordasse e saísse disparado do mar, mas o que estava feito, feito estava – tinha-lhe entrado água para a boca e o seu fogo extinguira-se!!!

Tentou voltar para a manada sem dizer nada, mas, passados uns dias, foi obrigado a dizê-lo. Foi imediatamente expulso e obrigado a vaguear pela terra à procura de abrigo e nunca mais voltar.

Assim foi e continuou a viajar até que encontrou uma cidade chamada Porto, que ficava em Portugal. Era muito bonita e ele decidiu ficar por lá. Caminhou na cidade em busca de uma boa casa e encontrou um estádio de futebol, um desporto dos humanos de que tinha ouvido falar durante a busca e que até vira numa televisão. Tinha-lhe ganho o gosto e decidiu prender-se a uma parede, fingindo ser um relevo de decoração em forma de dragão. Saía do sítio, às vezes, para ver os jogos e passou a viver ali, feliz.

Esse estádio onde vive é hoje conhecido por “Estádio do Dragão”.

(Texto escrito por Marco Garcia Verbruggen em 17/4/2009)


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Projecto TELL A TALE



O projecto “Tell a Tale” é um projecto para alunos entre os 4 - 12 anos. Os alunos começam a familiarizar-se com contos, mitos, crenças e fábulas de cada país, assim como com a literatura e o folclore dos outros países, comparando as suas características com as dos países parceiros. Os sentimentos, reflexões e conclusões dos alunos, reflectir-se-ão nas respectivas actividades criativas.

Ao construir a compreensão da dimensão europeia, na nova geração, é essencial estar ciente doa valores culturais e históricos das nações europeias, incluindo aqueles que se referem ás tradições. Cada país juntou-se à União europeia, com os seus próprios valores, onde o folclore e a literartura são uma parte importante.


Durante o ano de 2008-09, cada escola partilhará e trabalhará os contos dos vários países, resultando num calendário anual de contos internacional e/ou a exibição em teatro/fantoches/marionetas, bem como numa vídeo-conferência. Poderão também ser executados trabalhos manuais relativos aos contos lidos. Este ano, vai ser criada a página Web.

Escolas parceiras
Agrupamento Vertical de Escolas das Antas – Porto – Portugal
Bowes Primary School - Londres – Inglaterra
Ekpedeftiria Argirio Lemou - Gerakas – Grécia
Vaivaru Pamatskola – Jurmala - Letónia

A Escola

A escola do Monte Aventino, situada na Rua Rodrigo Álvares, perto do complexo desportivo do Monte Aventino e do estádio do Dragão, tem actualmente cerca de 100 alunos divididos por cinco turmas que vão do pré-escolar ao 4 º ano de escolaridade.